31 de jan. de 2011

Campos na rota da HOMOFOBIA

Deu na Folha da Manhã

Homofobia: Campos na rota de caravana


O município de Campos foi citado como uma das 15 cidades com maior índice de violência contra homossexuais no estado do Rio de Janeiro. A informação é do superintendente Cláudio Nascimento, da Superintendência de Direitos Humanos Individuais Coletivos e Difusos, que anunciou que a partir do mês de fevereiro, 15 caravanas com militantes gays estarão percorrendo essas cidades.  A informação de cidade homofóbica foi confirmada pela presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, que relatou que, somente este mês ocorreram duas agressões físicas contra homossexuais na praia de Farol de São Thomé.

Além de Campos, também foram mencionada as cidades de Macaé, Cabo Frio, na região Litorânea. As demais serão conhecidas na próxima semana, de acordo com a assessoria da Superintendência, quando será divulgado o cronograma das visitas que buscarão maior conscientização da população no trato dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. O levantamento dessas cidades teve base em dados de organizações não-governamentais (ONGs) do Estado.

— Essa notícia de que Campos é uma cidade homofóbica não é nova. Diariamente recebemos reclamação de homossexuais dizendo terem sofrido agressão física, abuso moral e desrespeito. Já tivemos vários registros de homicídios, tudo isso por causa de uma intolerância social — disse Fátima.

Segundo ela, as agressões contra homossexuais dificilmente são registradas em delegacias.

— O homossexual se nega a registrar ocorrência não só pelo fator social, mas pelo pessoal também. Quando chegam à delegacia são sempre colocados como o vilão da história. Isso inibe muito a queixa, a não ser em caso extremo de violência física — relatou.

Para Fátima, falta, no município ou região, um órgão com autoridade para tratar especificamente destas questões. “Um lugar onde os homossexuais possam reclamar suas agressões, buscar apoio e serem tratados com dignidade. A idéia das caravanas percorrerem as cidades com maior índice é excelente. A sociedade precisa aceitar que ninguém vira homossexual, mas sim, nasce homossexual”, completou Fátima Castro.   

Os delegados titulares da 134ª e 146ª Delegacia de Polícia, em Campos, foram procurados para falar sobre o assunto, mas não foram encontrados.

Um comentário:

Fala que eu te escuto:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...