15 de dez. de 2010

Igreja evangélica sofre ataques homofóbicos

Igreja evangélica sofre série de ataques homofóbicos em Fortaleza

Pichações foram feitas em muro do templo religioso em agosto e novembro. Cerca de 60 integrantes receberam ameaças de morte, disse pastora.

Glauco Araújo Do G1, em São Paulo 5/12/2010 13h27 - Atualizado em 15/12/2010 13h45
Igreja sofreu pichações com teor homofóbico em Fortaleza 
Igreja sofreu pichações com teor homofóbico em Fortaleza


Representantes da Igreja Comunidade Cristã Nova Esperança denunciaram, nesta terça-feira (14), uma série de ataques homofóbicos sofridos desde agosto, em Fortaleza. Segundo a pastora Sara Cavalcante, responsável  pela igreja na capital cearense, cerca de 60 frequentadores foram ameaçados de morte e o muro do templo religioso apareceu com pichações várias vezes. O local é conhecido por pregar a inclusão social, a diversidade sexual e atua diretamente com pessoas da comunidade LGBT. O último ataque ocorreu nesta quarta-feira (8).
"Somos uma igreja evangélica, pentecostal e inclusiva", disse Sara, que se reuniu nesta quarta-feira (15) com integrantes da Câmara de Veradores de Fortaleza para apresentar um dossiê com relatos dos ataques sofridos por integrantes da igreja. Nesta terça, ela participou de um encontro com a Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos para pedir ajuda. "Eles nos ofereceram ajuda jurídica e apoio para atuarmos em conjunto de forma educativa e preventiva na região", afirmou Sara.

Frequentadores de igreja sofreram ameaças de morte 
Pichações em muro de igreja começaram a ser feitas em agosto de ano
Cronologia
Segundo a igreja, no mês de agosto deste ano, o prédio do templo foi apedrejado, o muro foi pichado com mensagens homofóbicas e os cadeados, entupidos. No começo de novembro, rapazes insultaram e fizeram ameaças de morte contra os frequentadores da igreja na saída de um dos cultos. No fim de novembro, um grupo de rapazes ameçou atear fogo ao prédio da igreja. O último ataque aconteceu na semana passada, quando jogaram urina na porta do prédio.
Providências
"Notificamos o Ministério Público para acompanhar o caso para encontrar os responsáveis pelos ataques homofóbicos. Além disso, queremos desenvolver uma ação educativa na comunidade próxima da igreja e prevenir novos ataques. Vamos atuar junto com lideranças do bairro", disse Luanna Marley, coordenadora do Centro de Referência LGBT de Fortaleza.
Segundo Sara, um Boletim de Ocorrência foi registrado no 3º Distrito Policial de Fortaleza relatando os ataques. "A nossa preocupação é a preservação da integridade dos frequentadores da igreja. Cobrimos a pichação, mas não pintamos o muro para evitar que sejam feitas novas pichações. Defendemos toda a liberdade sexual e não fazemos distinção de cor de pele ou orientação sexual. As portas da igreja sempre estarão abertas", disse a pastora.
Luanna disse que vai encaminhar um ofício para a Secretaria de Segurança Pública do Estado, pedindo investigação criminal. "Também vamos acionar o setor de Enfrentamento aos Crimes de Ódio da Polícia Federal".
Ataques contra igreja foram registrados desde agosto deste ano 
Em outra pichação, agressores dizem que "homofobia não é crime"


Aqui, não são os mesmos que defendem a liberdade religiosa? Tisch, tisch, tisch ... O preconceito cega as pessoas para suas incoerências!
 

17 comentários:

  1. Isso é sacangaem, igreja evangélica?? Coloca outro nome isto é uma afronta, evangélicos seguema a Biblia,eu que não tinha nada contra, agora me revoltei, os homossexuais estão querendo bagunçar as coisas, vocês irão se isolar desta maneira, todos nós conhecemos as condutas evangélicas e pentecostais, e homossexualismo não condiz com esta conduta.
    Eu mesmo entrarei com ação no MPF para que o nome Evangélico não se ja misturado com outra opção, qualquer que seja , isto é um abuso, desrespeito ABSURDO.

    ResponderExcluir
  2. 1- Bem, se você desconhece igrejas cristãs “evangélicas” que admitam gays e lésbicas, lamento sua ignorância. A Igreja Anglicana, também chamada de episcopal, uma das primeiras igrejas protestantes no mundo, admite e inclusive ordena sacerdotes gays.

    2- Gays não podem freqüentar igreja? Não existe liberdade de religião? O que impede as pessoas de acreditarem de leituras bíblicas que não condenem o amor entre pessoas do mesmo sexo? As pessoas não são livres para isso? Tais igrejas não merecem liberdade de crença?

    3- Qual a diferença entre o pecado de quem é gay, entre o pecado de tem relações sem ser casado ou outro “pecado” qualquer? Acaso sua igreja é freqüentada apenas por santos não pecadores?

    4- Como sustentar que é pecado algo que não agride nem ofende ninguém? Pela “leitura” Bíblia? Ora, então vamos parar de comer camarão, carne de porco, por que o rol de proibições bíblicas é grande. Das duas uma, ou proibimos tudo ou usamos de bom senso e razoabilidade para compreender que a linguagem da bíblia é metafórica e não podemos entender seus termos sem uma adequada contextualização histórica.

    5- Será que alguém pode se intitular “Dono da verdade” bíblica? Acredito que não, nossa condição humana não possibilita a tanto. É claro que alguns, em contrariedade ao espírito cristão, se arrogarão de tal papel. Agirão como os fariseus, apontando dedos e fazendo acusações, mas enfim, esse é um mal do qual nunca conseguimos nos livrar.

    6- Por último, recomendo que veja um trecho do documentário “FOR THE BIBLE TELL ME SO”, que está nesse blog. É muito interessante. Não seja dogmático, não se ache dono da verdade, dialogue com opiniões diversas da sua!

    ResponderExcluir
  3. PS:

    Ah, e meu conselho jurídico é o seguinte entre com a reprensentação no MPF agora!
    faz parte do direito de petição de qualquer cidadão com base no Art. 5º, XXXIV da Constituição!

    Quero ver é uma insanidade dessas ser levada à frente!

    Não me surpreende que queiram tratar denominações religiosas como se fossem nomes de marcas ou empresas... afinal, em muitas delas o que acontece é isso: São empresas dedicadas á exploração do mercado da fé alheia.

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida isto não da para aceitar, concordo com ao cara ai de cima, "igreja evangélica gay" cada tem sua religião, agora que os evangélicos seguem a sua Biblia direitinho isto seguem, e concordo que homossexualismo não condiz com eles.
    Deste jeito até simpatizantes como eu ficarei contra, façam o que quiserem da vida agora isto ai é revoltante, minha avó é evangélica, conheço as condutas e as doutrinas evangélicas.
    Revoltante.

    ResponderExcluir
  5. Fico impressionado com o quanto pessoas preconceituosas não conseguem ver o quanto de preconceito há seus "argumentos". Isto é, se é possivel entendê-los como tal.


    Pessoas que pensam como você são as que pixaram a Igreja, acham ofensiva a idéia de que gays possam ler a biblia, frequentar uma igreja. ter uma vida comum. Gostam do gay apenas como uma caricatura, algo pra tripudiar, fazer piada, rir.

    São pessoas que pensam assim que, num momento qualquer, para "extravazar" praticam atos de violencia e intolerância.
    No fundo queriam que gays não existissem em "seu mundo", então, se aparece um, só pensam em como vão expulsar o "endemoniado" de lá!

    O argumento é sempre o mesmo, os gays estariam fazendo algo que não deveriam, por que no fundo, essas pessoas gostariam que gays não existissem eu seus mundos, em suas escolas, em suas casas, em suas igrejas. O argumeto é o de segregação.

    Prezado Julio, Por que você considera revoltante que uma Igreja acolha gays? Como assim seguir direitinho de evangelho? O que é seguir direitinho? VOcê segue direitinho ?
    Quem diz o significado que o evangelho deve ter? Por que alguns trechos são levados ao pé-da-letra outros não? O que é seguir ao pé-da-letra?

    Outra observação, não há homossexualismo, há homossexualidade. Oriente-se.

    Ah, outro conselho, vá a Inglaterra, sede da igreja anglicana, que, para todos os fins, se enquadra no segmento "evangélico" (embora não faça essas baboseiras neo-pentecostais), é uma Igreja que não apenas recebe como ordena GAYS.

    Afinal, onde está a liberdade de religião? gays não tem direito de frequentar uma igreja? Não podem ter sua fé?

    Bem, imagino que a Igreja da matéria não seja a Igreja de sua avó. mas por que seria ofensivo para sua avó? Gays são sujos, pecadores e não poderiam conviver com sua vovozinha?

    Ah, faça o favor de ler o debate todo, antes de sair falando asneiras!

    PS. não entendo por que supostos "heteros", baluartes da moralidade, que só praticam sexo com fins reprodutivos se preocupam com o que esse blog diz...


    PS 2. Com "simpatizantes" como você, ninguém precisa de homofóbicos.

    ResponderExcluir
  6. CARAMBA!
    Mr Gayrrisson mto bom!!! concordo plenamente com seus argumentos e eu mesma não conseguiria ter dito tão bem!!! Parabéns pela opinião, e maravilhosa forma de escrevê-la e divulgá-la! São pessoas como você que conseguem fazer outros parar pra pensar, nem que seja por um pouco, o que já ajuda muito!!!!

    ResponderExcluir
  7. Caro Carlos Orione, Júlio, enfim, vocês devem tá confundindo as coisas ou então usaram desse recurso para mostrar suas facetas homofóbicas enrustida. Nas escrituras diz que Deus não faz acepção de pessoas, ou seja, Ele não escolhe ou rejeita tal pessoas por sexo, religião, raça, condição ou seja lá o que for. Todos, inclusive homossexuais têm o direito de ter sua fé, seja ela representada por evangélicos , católicos, espíritas, não importa. Quando vocês dizem que são " a favor" na verdade, vocês são a favor que os homossexuais vivam em guetos, separados, cada um na sua, homossexuais em um mundo reduzido e heterossexuais com tudo... Isso sim é segregar não é ser "simpatizante"...

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente não entendo como pessoas que se julgam evangélicas tenha tanto preconceito dentro de seus corações.

    Deus é UNO e AMA a todos, não importa qual o nome a religião tenha, nem sob qual nome ele seja chamado; Deus, Jesus, Ala, Maomé, Jeova, não importa... ele é chamado de Deus, de Deusa...

    Engraçado pq pelo q me lembro qdo era mais novo, os evangélicos eram tachados de fanáticos, de errados, e mais um monte de coisas. Sim, os mesmos preconceituosos de hoje sofriam preconceito a apenas alguns anos. Agora é a vez deles serem preconceituosos. Isso é uma VERGONHA e ainda usam o nome de Deus como desculpas para a sua barbarie.

    Acho que acredito em um Deus diferente da maioria das pessoas, o MEU Deus não é preconceituoso e muito menos quer q eu vá para o inferno como vcs dizem. O Deus q eu acredito é o Pai, aquele q mesmo q seus filhos errem [NÃO ACHO A HOMOSSEXUALIDADE ERRADA] os acalenta e os ensina a seguir o melhor caminho.

    A maioria dos meus tios e tias são evangélicos e TODOS sabem q sou gay, e quer saber??? Não sofro nenhum tipo de preconceito deles ou até mesmo reprimendas. Eles louvam o msm Deus q eu, aquele que enxerga o coração das pessoas não com quem elas dormem.

    Sim, eu vou para o "céu" sendo gay ou não. Nos encontramos lá senhores evangélicos [OU NÃO] depende do qto vcs aprenderam sobre o verdadeiro DEUS.

    Que assim seja, AMÉM.

    ResponderExcluir
  9. Liberdade de religião é para todos e não apenas para os que absurdamente se consideram os "detentores da marca". Absurdo mesmo são as ameaças que os fiéis estão sofrendo. Isso não apenas se trata de homofobia como de intolerância religiosa. Dupla agressão.

    ResponderExcluir
  10. Vocês acham mesmo que quando morrerem Deus vai olhar pra vocês, apontar o dedo e dizer: "Você vai pro inferno, porque você fez isso, isso e isso." E assim vai funcionar com os gays? "Vocês, homossexuais, vão para o inferno, por terem sido gays!"
    Grande fé, essa de vocês, em um Deus que vai simplesmente apontar o dedo e julgar! E aonde fica todo aquele amor? Todo aquele ser único que é feito de amor puro e perdão?
    Que ótimo então, que todos vão ser simplesmente julgados, e vão arder no fogo do inferno! Porque até mesmo considerando a total ignorancia de vocês, em achar que homossexualidade é pecado, qual o ser humano aqui na terra que é perfeito? Que não peca? Pois é, nenhum! E como determinadas igrejas não devem aceitar gays, faz-me dizer, que Deus, ao invés de perdão, é total "julgar"!

    "PS 2. Com "simpatizantes" como você, ninguém precisa de homofóbicos."

    ResponderExcluir
  11. Mr Gayrrisson, parabens pelas respostas tão bem elaboradas e fundamentadas.
    O mundo seria muito melhor se houvessem mais pessoas com um senso crítico e uma percepção de mundo tão apurados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Aceito e amo o homossexual porém sou contra a sua prática e sem falar que isso é mais que bíblico, se esses homossexuais se dizem "evangelicos" e vão a uma igreja, porque não olham a parte que está bem explícito na Bíblia onde diz que Deus abomina essas praticas?! Se duvida, pode abrir a sua Bíblia em Levítico 20:13, quer algo mais claro que isso?

    "Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles." Levítico 20:13

    ResponderExcluir
  13. Coisa ridicula!
    Aos senhores Julio e Carlos: São pessoas ignorantes e mesquinahs que vivem presas ao próprio mundinho assim como vocês que fizeram esse tipo de coisa.
    Onde está a liberdade do ser humano?
    Vocês e esses homofóbicos escrotos se acham acima de gays?

    É revoltante viver em um mundo assim.
    Revoltante saber que em pleno século XXI o preconceito prevalece em relação ao respeito e amor ao próximo.

    Já que religião está em pauta e vocês dizem que conhecem os costumes da Igreja Evangélica e tal...
    Se Deus é amor, por que ele condenaria duas pessoas do mesmo sexo por se amarem?
    Isso não acontece!
    Quem condena, é o homem. Na verdade, homofóbicos sem amor próprio.
    Se ser homosexual é pecado e algo imoral, não respeitar o livre arbitrio alheio é o que? Essas pessoas que matam gays são o que? Seguidores de Deus?

    Falei u.u

    ResponderExcluir
  14. Os heteros não podem ter nojo dos gays, afinal os heteros são pecadores também! então, se for pra ter nojo, temos que ter nojo de todo mundo, afinal todo mundo tem pecado, certo?
    Exemplo: muitos heteros dizem que os gays são promíscuos, mas muitos heteros são promíscuos também, dã! É muito fácil nós apontarmos os defeitos dos outros e não olharmos pros nossos próprios defeitos!

    Se liga! Ao invés de ter nojo, devemos ajudar as pessoas que andam em caminhos tortos a encontrar um caminho reto, para que essas se realizem DE VERDADE na vida (sejam felizes)!

    Me desculpe os gays, que acham/dizem que a homosexualidade não é contra a vontade de Deus e portanto não é um pecado, mas é óbvio que é!
    sim, é por causa dos órgãos sexuais, sim! eles não representam só a reprodutividade, mas é um símbolo que DEUS criou para mostrar que o homem e a mulher se completam formando o milagre da vida! Deus criou tudo de maneira certa! muitos heteros fazem mal uso dos seus órgãos sexuais assim como os gays, por isso é difícil entender esse conceito hoje em dia!

    Eu nunca faria mal a um homosexual e eu não tenho nojo! Tenho nojo, às vezes, de pessoas desrespeitosas e malvadas, mas mesmo assim faço orações por elas e o nojo desaparece rapidinho! (tá vendo como eu também tenho pecado?)


    Caro amigo(a), eu tenho certeza que Deus tem um plano pra sua vida, é só você ter fé e dizer para Deus que não quer assumir o controle da sua vida mas quer que Ele assuma! eu sei, isso é muito difícil nos dias de hoje, mas seja uma exceção! Faça a diferença! :D


    Meu nome é Thalita e meu e-mail é 2011thalita@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gente, Obrigado pela visita, pelos comentários.

    A intenção é sim estimular o debate.

    Mas Thalita, será que dá pra levar à frente o argumento "anatômico" serve pra dizer dizermos o que é ou não pecado?

    Se for assim, beijo é pecado, pois a boca não foi feita pra beijar...

    Se o fundamento deste argumento é "natureza" das coisas, por que existe homossexualidade entre os mais diversos animais?

    Acho até o contrário, se olharmos pra a natureza, para seu funcionamento, para o comportamento das populações diante da reprodução, vamos perceber que a homossexualidade sempre existiu, entre os mais diversos seres. Que sem dúvida fazem parte da diversidade da obra de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que não sou "sapatão" ,meu pé é pequeno!

    ResponderExcluir
  17. O pecado existe desde a antiguidade!
    E tudo que é dentro do propósito de Deus é santo!

    Gays são ser humanos que fizeram a escolha errada mas devem ser respeitados! Afinal todos nós, sem exceção, estamos sujeitos a fazer a escolha errada! Chega de preconceito!

    Thalita. 2011thalita@bol.com.br

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...