29 de jun. de 2010

"Cura" para a homossexualidade

A despeito do consenso entre médicos e psicólogos e daquilo que afirma a OMS - Organização Mundial de Saúde, na Espanha, como noticia o Jornal "El País" ainda há clínicas que oferecem serviços de "reorientação sexual".

A matéria é um pouco extensa, mas vale a pena, muito foda:

Clínicas na Espanha ainda oferecem "cura" para homossexualidade

El País
Alejandra S. Inzunza
Em Madri (Espanha)
  • Drag queens na Parada Gay de Monterrei, México, no 10º aniversário do evento Drag queens na Parada Gay de Monterrei, México, no 10º aniversário do evento
Dez Pai-Nossos e dez Ave-Marias, 75 miligramas de Ludiomil diários e outros 20 de Dogmatil. Angel Llorent se submeteu durante dez anos a esse tratamento para deixar de ser gay. “Tinha que rezar se visse um homem bonito na rua”, explica este catalão que queria ser heterossexual porque acreditava que estava doente. Deixou seu trabalho e seus amigos. Mudou de vida. Por um tempo foi um ex-gay. Não funcionou. Tentou se suicidar.

A cura, que aplicaram a ele há uma década, também consistia em fazer sexo com mulheres e não ver pornografia. Angel deixou isso e agora é o que se chama de um ex-gay e trabalha contra as terapias reparativas que curam a homossexualidade. “Procurei um psiquiatra particular da comunidade evangélica de Barcelona porque não me aceitava. Nas consultas tentava reafirmar minha masculinidade, mas quando isso não surtiu efeito ele começou a me medicar e baixar minha libido. Era uma castração química”, conta Angel, membro da Associação Cristã de Gays e Lésbicas da Catalunha.

A denúncia de que a Policlínica Tibidabo em Barcelona oferece comprimidos e tratamentos a seus pacientes para deixarem de ser gays reabriu a polêmica sobre uma opção descartada em 1973, quando os cientistas rejeitaram a ideia de que a homossexualidade é um transtorno psicológico. “Evidentemente, não se pode curar a homossexualidade. Estas terapias supõem uma prática equivocada e estão proibidas. Causam transtornos depressivos, condutas autodestrutivas, ansiedade e podem resultar em suicídio”, afirma a psicóloga Silvia Morell.

Embora a Organização Mundial de Saúde tenha excluído a homossexualidade como doença em 1990, o movimento ex-gay em todo o mundo oferece a cura ao considerar que se trata de algo tratável, que torna “infeliz” quem sofre dela.

No ano passado, a Associação Americana de Psicologia condenou estas terapias, que cobram até 80 euros por sessão, considerando-as ineficazes. Não existe nenhuma evidência científica que demostre que seja possível mudar a orientação sexual. O Ministério da Saúde espanhol não tem registros oficiais sobre as clínicas que praticam o método. Além disso, muitas são aplicadas em centros religiosos privados.

Como a Tibidabo, atualmente investigada pelo Conselho de Saúde catalão, existem outras clínicas que oferecem o caminho para a heterossexualidade na Espanha, segundo Miguel González, presidente do Coletivo de Lésbicas, Gays, Transsexuais e Bissexuais de Madri: “sabemos de muitos casos de pessoas que se submetem a esses tratamentos e depois se arrependem, mas não denunciam. É um erro tratar algo que não é uma doença psiquiátrica, deveria ser um delito. Foi demonstrado que nada disso funciona”.

Marc Orozko é um caso de terapia sem religião. Um tratamento semelhante ao do cachorro de Pavlov, que trata de associar estímulos positivos ao heterossexualidade e negativos ao homossexualidade. Durante um ano ele se tratou na clínica Dexeus, em Barcelona. Tinha 20 anos e seu terapeuta recomendava que ele se masturbasse pensando em mulheres. Também o obrigava a colocar um elástico no pulso e puxá-lo toda vez que pensasse num homem, para associar a figura masculina com a dor. Isso é conhecido como terapia aversiva de conduta. “Eu tinha que me castigar ou me premiar”, lembra-se Marc, que recebeu tratamento durante um ano no final dos anos 90 e afirma que a raiz disso teve efeitos secundários como obsessões, inseguranças e conflitos para se relacionar.

Na Espanha não há grupos de ex-gays estabelecidos oficialmente. Nos EUA existe o Exodus Internacional, baseado na religião e na abstinência para “diminuir as tentações homossexuais, corrigindo estilos distorcidos de se relacionar com o sexo oposto”, segundo seu site. A organização defende que “a reorientação da atração pelo mesmo sexo não é necessária, mas é possível.”

Há centros similares em muitos países. Malena Mattos entrou para o programa, deixou de ser lésbica e agora divulga as “terapias reparativas” no Peru. Define seu trabalho como “teoterapias”, baseadas na Bíblia. “A homossexualidade não é ruim. Há pessoas que vivem bem, ainda que sempre terão um problema. Existe uma alternativa para quem não é feliz assim. A homossexualidade não é uma opção de acordo com as Escrituras. Deus fez homens e mulheres, não fez um terceiro sexo.”

José L. se submeteu há três anos a um tratamento laico numa clínica de Madri. Ia à terapia uma vez por semana e a retiros com outros ex-gays. “Foi terrível. Fizeram uma lavagem cerebral em mim. Eu acreditava que estava doente e me sentia culpado”, conta José, que pede para manter o anonimato. Este advogado de 35 anos seguiu as teorias de Aquilino Polaino, especialista da Universidade Complutense que em 2005 foi convidado pelo PP ao Senado para explicar os danos que a homossexualidade pode causar aos filhos dos casais de mesmo sexo. Polaino, que foi contatado pela reportagem mas estava em viagem ao México, defende as “terapias reparativas” e considera que a homossexualidade surge entre filhos de famílias disfuncionais. A psicóloga Patricia M. Peroni, que não concordou em ser entrevistada, e Jokin De Irala, da Universidade de Navarra, escreveram livros e oferecem conferências nas quais afirmam que a homossexualidade pode reverter-se.

As três pessoas citadas que estiveram em terapia demoraram anos para ver que não podiam deixar de ser gays. Angel Llorent conclui: “Com o tempo tudo ia se agravando. Muita gente termina se suicidando. Diziam que eu estava doente e que era uma disfunção psicológica que podia ser curada. Agora vejo que isso não está certo e que eu não faço nada de errado”.

“Não é necessário ser homossexual”

Em 1930, a “cura” da homossexualidade vinha com pequenas doses de eletrochoques. Oitenta anos depois, o doutor Joseph Nicolosi, fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Tratamento da Homossexualidade, e da clínica São Tomás de Aquino, em Los Angeles, sustenta que o caminho da heterossexualidade se encontra na motivação e numa série de terapias de reorientação sexual. Segundo ele, as possibilidades de sucesso são de dois em cada três casos.

Há 25 anos, este psicólogo se interessou pela investigação da homossexualidade porque um familiar seu “sofria muito” sendo gay. “Estava interessado em homens e mulheres que eram infelizes como homossexuais. Na minha formação nunca nos ensinaram as causas da homossexualidade porque não era politicamente correto. Então comecei a investigar”, explica.

Nicolosi, que tratou cerca de mil “pacientes”, sustenta que é impossível que uma pessoa que seja gay tenha uma família funcional.

A política de sua associação transgride a da Associação Americana de Psiquiatria. Entretanto, Nicolosi insiste que há pacientes que querem “ser heterossexuais, que querem se atrair por mulheres, casar-se e ter uma família”.

“Não é necessário ser homossexual. Nós ajudamos o cliente a entender que a atração sexual é uma emoção que precisa preencher, que está buscando carinho e aprovação, que é o que qualquer criança quer de seu pai”, diz o médico, que, contra o critério científico, chega a receitar antidepressivos e ansiolíticos como parte do tratamento.

Ainda assim, o fundador do movimento afirma que a homossexualidade não é uma doença, mas sim uma adaptação a um ambiente familiar no qual não se reafirma a masculinidade dos meninos.

Tradução: Eloise De Vylder - Fonte: Uol

Um comentário:

  1. Vai aqui um relato de um "ex-ex-gay" que resume bem o que são esses tratamentos:

    http://novaconsciencia.multiply.com/journal/item/259/259

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...