29 de jun. de 2010

Governo do RJ cria Centro contra Homofobia e Intolerância religiosa com Disque denúncia

SECRETARIA INAUGURA CENTRO CONTRA HOMOFOBIA E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
29/06/2010 - 14h36
Portadores do vírus HIV, vítimas de preconceito e intolerância religiosa e o público LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – ganharão uma estrutura pioneira no país para a defesa e a promoção das suas causas, na próxima quinta-feira, dia 1º de julho, às 15h30, na Central do Brasil, à Praça Cristiano Otoni, S/Nº - Edifício Dom Pedro II - 7º andar. Um andar inteiro no prédio da Central do Brasil, onde fica a sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública, abrigará diversos centros de referência que darão apoio psicológico e jurídico e terão auditório para seminários, workshops e cursos profissionalizantes. O espaço, com área total de 1.500 metros quadrados, foi doado pela Secretaria de Segurança para a Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos (SuperDir), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Totalmente reformado, após seis meses de obras, e projetado de acordo com as necessidades dos diferentes segmentos-alvo, o local tem sinalização visual para facilitar a mobilidade das pessoas, salas de atendimento para aconselhamento e orientação psicológica, um auditório multifuncional, com 200 lugares e uma sala de telemarketing, onde funcionará o Disque LGBT, 24 horas por dia, com 14 atendentes, para denúncias e atendimento às vítimas de violência e discriminação. – Já pesquisei em várias partes do Brasil e da América Latina e não há nada igual ao que criamos com essa estrutura. É um marco para a luta pelos direitos LGBT, pela liberdade religiosa e contra a intolerância, no Rio de Janeiro e no Brasil – diz Cláudio Nascimento, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos. O Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques destaca a importância da abordagem integrada e técnica que será feita no novo espaço, pois o projeto pretende não só levar atendimento a seu público-alvo, como também produzir conhecimento. Já estão previstos para este ano 32 cursos e seminários. A capacitação na área de cidadania incluirá a formação de 3.500 policiais. A equipe da superintendência será composta por 125 funcionários, que prestarão os seguintes serviços: 1 - Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBT - defesa e apoio jurídico, psicológico e social a vítimas de discriminação e violência a LGBT. 2 - Disque Cidadania LGBT – Tel.: 0800 0234567, 24 horas por dia, para denúncias e atendimento às vítimas de violência e discriminação. 3 - Comissão Processante para o Cumpra-se da Lei 3406, de autoria do Carlos Minc, que pune a discriminação contra LGBT, e da Lei 3559, de Sérgio Cabral, contra a discriminação a pessoas portadoras do vírus HIV. 4 - Núcleo de Monitoramento de Crimes contra LGBT.
Matéria completa e fonte


Gente, achei interessantíssima essa idéia, especialmente por tratar em pé de igualdade a liberdade religiosa e a liberdade quanto a orientação sexual, super digno!

Um comentário:

  1. Apenas um aviso: Toda matéria postada, quando em tese implica com algum setor, cabe ao mesmo o direito de resposta(por parte simpatizante ou a mesma),caso não seja em anônimato, por tanto não vede comentários, caso contrário o MP RJ entrará em ação.

    ResponderExcluir

Fala que eu te escuto:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...